Estágio em Direito: estudantes realizam fases iniciais da seleção
Estágio em Direito: estudantes realizam fases iniciais da seleção
Sexta, 12 de julho de 2024 às 18:41
Em Maceió, provas foram aplicadas no auditório da JFALCrédito da foto: Secom JFAL
Os estudantes de Direito, inscritos no processo seletivo da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), participaram da primeira e da segunda etapas do certame. Na manhã desta sexta-feira, 12, os candidatos responderam às questões objetivas e a subjetiva no auditório da instituição, em Maceió, e nas Subseções de Arapiraca, União dos Palmares e Santana do Ipanema, onde serão disponibilizadas as vagas, conforme demanda. O concurso tem como finalidade o preenchimento de cadastro de reserva para estágio não obrigatório nas Varas Federais e na Turma Recursal.
Para a secretária do processo, Adriana Amâncio, a realização desta fase do processo seletivo foi tranquila. “Contamos com um bom número de participantes, que elogiaram o nível da prova e se mostraram bem preparados”, disse. “Os estagiários têm grande importância para a Justiça Federal. Primeiro, pela enorme contribuição que prestam, no caso dos de Direito, na atividade-fim da instituição. E o segundo ponto é que os estagiários trazem novas ideias e perspectivas, contribuindo para a inovação e melhoria dos processos administrativos. Também ganham experiência prática e desenvolvem habilidades profissionais. Esses pontos demonstram como a incorporação de estagiários não só beneficia os estudantes, mas também fortalece a eficiência e inovação da JFAL”, acrescenta Adriana.
Otimismo
Luiz Ferreira revelou que admira a atuação da Justiça Federal, o que o motivou a buscar o estágio na instituiçãoCrédito da foto: Secom JFAL
Além do aprendizado teórico, os estudantes que buscam o estágio visam adquirir prática na área profissional. É o caso de Luiz Ferreira, de 31 anos. Acadêmico do 3° período em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Luiz conta que sempre admirou a instituição e deseja estagiar para acrescentar a experiência ao seu currículo. “O serviço prestado pela Justiça Federal me encanta, por isso, gostaria muito de ter a oportunidade de estagiar aqui e poder vivenciar essa experiência, ver de perto o serviço prestado, além de enriquecer o meu currículo”, completa.
Camila Maturano, do 4° período pelo Centro Universitário de Maceió (Unima), acredita que a Justiça Federal é um ótimo ponto de partida para o aprendizado e para adquirir vínculos com outros profissionais, por isso seu objetivo para que seu primeiro estágio seja na instituição. Otimista, a jovem de 20 anos fala sobre seu desempenho nas provas. “Para avaliações aplicadas pela Justiça Federal, acredito que o nível de conhecimento requisitado é justo. Espero conseguir a aprovação. O estágio aqui é uma oportunidade única, não só para conhecer o funcionamento processual, mas também para criar contatos profissionais”, conta.
Laura espera ser aprovada no processo seletivo, com vistas a alavancar sua carreira no futuroCrédito da foto: Secom JFAL
Discente do 7° período de Direito da Faculdade Delmiro Gouveia, Laura Nunes de 21 anos, avalia as provas e revela que outras pessoas que já passaram pelo estágio da JFAL, a influenciaram positivamente. “No geral, os testes foram de ótima compreensão. Confesso que gostei mais das questões objetivas. Então, estou com boas expectativas para a próxima fase. A Justiça Federal é uma instituição de renome, e conheço pessoas que, a partir do estágio, enxergaram uma oportunidade de começar suas carreiras. Estou me inspirando nessas pessoas e espero ser aprovada para ser uma das próximas estagiárias”, afirma.
Cronograma
Mais de 200 candidatos se inscreveram, sendo 162 apenas em Maceió. Os resultados das provas objetivas e discursivas estarão disponíveis nos dias 22 de julho e 31 de julho, respectivamente. A terceira fase será realizada no dia 9 de agosto, sendo constituída por prova oral, considerando o conteúdo programático disponível no edital e entrevista. O resultado final será pulgado no dia 14 de agosto.
A banca do processo seletivo é presidida pelo juiz federal Rosmar Antonni Rodrigues Cavalcanti de Alencar e tem, na sua composição, os também juízes federais Raimundo Alves de Campos Júnior; Gustavo de Mendonça Gomes e, na condição de suplente, Sergio Silva Feitosa.
Secom JFAL