#ReciclaTJ: Comarca de São Caetano do Sul é destaque na arrecadação de materiais
Iniciativa promove práticas sustentáveis.
Na campanha #ReciclaTJ, a Comarca de São Caetano do Sul se destacou ao coletar 2,1 quilos de esponjas e 2,6 quilos de materiais de escrita, encaminhados para reciclagem. Os recursos obtidos serão destinados a instituições sem fins lucrativos. Para alcançar o resultado, a equipe do fórum colocou caixas de coleta em locais de fácil acesso, especialmente nas entradas do prédio. Também enviaram mensagens aos funcionários do prédio, ressaltando a importância da campanha e incentivando a participação de todos.
A chefe de seção Rosilene Aparecida Marcinonski Nobre Campos, que trabalha na Administração do fórum, contou que passava pelos setores para pedir apoio e falar sobre a importância da campanha. “É uma oportunidade de contribuir com o meio ambiente e apoiar instituições sem fins lucrativos”, diz a servidora. A campanha, que conta com pontos de coleta em todos os edifícios do Judiciário estadual de São Paulo, desempenha papel crucial na sensibilização para o correto descarte de materiais, cuja decomposição demora anos.
#ReciclaTJ
Qualquer pessoa pode participar. Para isso, basta se dirigir ao fórum mais próximo e entregar os materiais coletados pela iniciativa. São aceitos: esponjas sintéticas, lápis grafite e colorido, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, marca-texto, marcadores permanentes e marcadores de quadro branco, bem como as respectivas embalagens desses materiais.
Após coleta no Judiciário paulista, os produtos passam por um projeto de logística reversa da empresa Terracycle, em parceria com a Faber Castell e a Scotch Brite, para serem transformados em pellets, matéria-prima utilizada para a confecção de objetos como bancos e lixeiras. A campanha traz benefícios não só ao meio ambiente, mas à coletividade. Consulte o endereço do local mais próximo aqui.
A iniciativa está inserida no projeto de aprimoramento da gestão de resíduos sólidos e visa dar cumprimento à Meta 8.1 do Plano de Logística Sustentável do TJSP 2021/2026, à Política Nacional de Resíduos Sólidos e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.