Seminário vai apresentar Pesquisa sobre o trabalho de pessoas privadas de liberdade e egressos
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza mais uma edição do Seminário de Pesquisas Empíricas aplicadas às Políticas Judiciárias, nesta quinta-feira (5/12), às 17h. O evento, que terá transmissão pelas plataformas Cisco Webex e YouTube, é destinado à pulgação do estudo “O trabalho de pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional: desafios e experiências estaduais na garantia de direitos fundamentais”. Os interessados em participar dos debates podem se inscrever até a quarta-feira (4/12).
Inscreva-se no Seminário de Pesquisas Empíricas
Voltado a magistrados, servidores do Poder Judiciário e pesquisadores, o evento vai apresentar o lavantamento elaborado pelo Instituto Veredas, inserido na 6.ª edição da série Justiça Pesquisa. Os pesquisadores envolvidos no projeto buscaram investigar os cenários associados às práticas de inserção sociolaboral de pessoas privadas de liberdade e identificar potencialidades e desafios que possam orientar ações para fortalecer essas políticas.
A análise incluiu o processo histórico inserido no contexto das instituições voltadas à “correção de criminosos”, especialmente no que diz respeito à vinculação dos presos aos modos de produção econômica. Os pesquisadores avaliaram os marcos internacionais e as normas nacionais sobre tratamento de pessoas privadas de liberdade.
Desenvolvida pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ/CNJ), a série Justiça Pesquisa elabora estudos a partir de dois eixos: Direitos e Garantias Fundamentais; e Políticas Públicas do Poder Judiciário. O primeiro eixo aborda aspectos relativos à realização de liberdades constitucionais com base no critério de ampliação da efetiva proteção às prerrogativas constitucionais. Já o segundo eixo, enfatiza questões institucionais de planejamento, gestão de fiscalização de políticas judiciárias tendo como princípio ações e programas que contribuam para o fortalecimento da cidadania e da democracia.
Pesquisas Empíricas
Os seminários Pesquisas Empíricas, promovido pelo DPJ, se propõem a capacitar os participantes na condução de pesquisas empíricas, abordando desde a produção e análise de dados. Além disso, a série de seminários aborda outras etapas do processo de construção de pesquisa empírica aplicada ao direito.
Acompanhe o seminário no canal do CNJ no YouTube
Texto: Ana Moura
Edição: Thaís Cieglinski
Agência CNJ de Notícias
Número de visualizações: 31