Servidora da JFAL apresentará artigo científico em Encontro de Administração da Justiça
Servidora da JFAL apresentará artigo científico em Encontro de Administração da Justiça
Quinta, 12 de setembro de 2024 às 18:01
Servidores concluem pós-graduaçãoCrédito da foto: Secom JFAL
A servidora da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), Jéssica Carvalho, irá apresentar artigo científico no Encontro de Administração da Justiça (EnAJUS), a ser realizado em novembro próximo, em Natal (RN). O trabalho é fruto da conclusão da pós-graduação em Especialização em Governança e Gestão de Pessoas na Justiça Federal. Ofertado pelo Tribunal Regional da 5ª Região (TRF5), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o curso teve a duração de dois anos. As aulas ocorreram remotamente e as turmas foram compostas por servidores de toda a 5ª Região.
Sobre o artigo, Jéssica explica que a temática escolhida deveria ser relacionada à inovação e relevância profissional e observando estes requisitos e as atividades que desempenha, delimitou seu tema. “Neste artigo, tratei sobre o Turnover, que é o índice de rotatividade pessoal indicador de desempenho. Fiz essa análise baseada no setor em que eu trabalho, porque faço esses registros e existe pesquisa do próprio TRF5 com o objetivo de entender o que atrai as pessoas para a Justiça, assim como o que as fazem sair”, pontuou.
“O meu objeto de pesquisa foi tentar compreender as motivações para o servidor pedir remoção ou redistribuição. Isso porque, nesses casos, não se caracteriza como desligamento. Apesar disso, não deixa de contar como uma perda para a instituição. Colhi dados adicionais para verificar esse perfil em Alagoas e o que podemos fazer para reter os servidores”, acrescenta Jéssica.
O EnAJUS é um evento científico anual, cuja finalidade é buscar debater o funcionamento da Justiça, contemplando persas áreas do conhecimento, como Economia, Direito, Sociologia e Administração Pública.
Pós-Graduação
Jéssica Carvalho ressalta a importância da pós-graduação para sua formação e aperfeiçoamento profissional. “Essa iniciativa é maravilhosa por dar protagonismo para a área-meio, aqui na Justiça Federal em Alagoas. Apesar de ter formação em Administração, eu trabalho com gestão de pessoas. Então, foi muito enriquecedor poder me atualizar ainda mais com a turma e com as temáticas voltadas para as demandas específicas da Justiça Federal’, afirmou.
Outros dois servidores da JFAL, Andréa Gomes Vieira e Alpan de Jesus Santos, também participaram da formação e concluíram suas atividades com êxito. O servidor reforçou a importância do curso para seu crescimento profissional, bem como a praticidade do formato remoto. “Sou formado em Administração Pública e a disponibilização deste curso voltado para a gestão de pessoas, considerando a esfera da Administração Pública, foi de grande importância”, considera.
Secom JFAL