Defesa Civil do Rio Grande do Sul e Bachiana Filarmônica recebem a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho
8/8/2024 - O Tribunal Superior do Trabalho realizou, nesta quinta-feira (8), a solenidade anual da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho. Este ano, duas instituições foram agraciadas: a Defesa Civil do Rio Grande do Sul e a Fundação Bachiana Filarmônica. Outras 55 personalidades que contribuíram com a sociedade e com a Justiça do Trabalho também foram homenageadas.
A comenda é concedida desde a década de 1970 em seis graus: Grão Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
Segundo o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa, é gratificante ter a oportunidade de reconhecer a atuação de pessoas e instituições. “É o reconhecimento da Justiça do Trabalho a autoridades públicas e da sociedade civil que contribuem com seu trabalho para o engrandecimento da própria Justiça do Trabalho e a promoção da justiça social”, afirmou.
Trabalho em meio ao caos
As enchentes que arrasaram várias cidades do Rio Grande do Sul entre abril e maio deste ano exigiram um trabalho ininterrupto dos integrantes da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, que atuaram no resgate de vítimas e de animais de criação e de estimação. “Estamos honrados com esse reconhecimento, principalmente em razão do trabalho que ainda estamos desenvolvendo no Rio Grande do Sul por conta do evento climático que impactou quase todo o estado”, destacou o coronel Jacob Aristeu Pinton, que recebeu a comenda em nome da instituição.
Democratização da cultura
Fundada em 2006, a Fundação Bachiana Filarmônica nasceu do sonho do maestro João Carlos Martins de levar a música clássica a jovens e adultos de todas as classes sociais em várias cidades brasileiras.
Também foram homenageados o vice-presidente da república, Geraldo Alckmin, o ministro do STF André Mendonça e o bandolinista e presidente do Clube do Choro em Brasília, Reco do Bandolim, entre outras autoridades.
Veja a lista completa dos agraciados.
Confira as fotos do evento no Flickr oficial do TST.
(Juliane Sacerdote/CF)